O que qualifica uma cadeirinha de escalada além de seu atributo básico de salvar nossas vidas? Resistência, qualidade dos materiais, conforto, leveza, entre outros fatores garantem o diferencial de uma cadeirinha na hora da escolha de qual modelo comprar.
Pois bem, foi me dada a oportunidade pela Loja Quero Escalar de fazer um review da cadeirinha Atmosphere, da marca Edelrid! Antes de pensar: “o que esse João Ricardo sabe de cadeirinha? O cara só faz boulder!”, faço uma ressalva, e é aí que a coisa toma um rumo bom! Nos últimos anos, me acostumei a escalar somente com sapatilha e, quiçá, um saco de magnésio preso na cintura. Afinal, boulder é assim.
Fiquei mal acostumado com a liberdade de escalar sem equipamento preso ao corpo. Então, sempre procurei cadeirinhas que me proporcionassem a mesma sensação de liberdade.
Já transitei por muitas marcas e muitos tipos de cadeirinhas diferentes. Os últimos modelos que utilizei eram os com uma fivela de trava automática e sem regulagem nas pernas, por serem mais leves. Por sorte, com o apoio da Loja Quero Escalar, no final de 2014, pude conhecer melhor a marca Edelrid com a oportunidade de utilizar a cadeirinha Atmosphere! Foi uma experiência muito boa e superou minhas expectativas. Estou fazendo bom uso dela e colocando para teste desde o final de dezembro de 2014!
Deste então, uma das coisas que mais me impressionaram neste equipamento foi a transpirabilidade. Um ponto crucial e diferencial para as cadeirinhas que vão ser utilizadas em países tropicais é a transpirabilidade. Em outras experiências com outras marcas, eu não conseguia ficar muito tempo com a cadeirinha nessa época do ano, porque, passado algum momento com o suor retido na cadeirinha em contato com a pele e a falta de uma transpirabilidade eficiente, a minha pele começava a pinicar. Isso, de fato, me fazia tirar a cadeirinha em alguns momentos para parar um pouco de pinicar e depois voltava a colocar. Até aí, tudo tranquilo. Mas, o problema era quando isso ocorria nas vias de parede (sim, já fiz muita parede!): eu era obrigado a escalar a via inteira com a cadeirinha me pinicando.
Escalei com ela nos dois meses críticos de calor e umidade, que são janeiro e fevereiro. Então, posso confirmar: a cadeirinha Atmosphere, da Edelrid, é muito transpirável! Utilizei ela no calor de janeiro da Falésia dos Olhos (MG) e no carnaval úmido da Serra do Cipó, sem me incomodar. Que alívio!
Além disso, outra coisa que é indiscutível é o conforto. Na escalada esportiva, algumas vezes as marcas abrem mão do conforto para fazer algo muito leve. Mas a Edelrid acertou na leveza e no conforto da Atmosphere. Ela é bem anatômica e sustenta bem o corpo quando está suspenso pela corda ou dando segurança, além de impedir aquele aperto na virilha e nas costas que parece que vai cortar tudo que esta no caminho das fitas como uma faca. Rs.
A fivela automática e com um puxador de borracha no final da fita reguladora, o que facilita muito o ajuste instantâneo da cadeirinha. É uma fivela pequena que minimiza bem o peso, ao contrário de outras que vemos por aí com uns fivelões dignos de festa de rodeio. Isso leva a entender por quais motivos uma cadeirinha fica muito mais leve em comparação com outras. A escolha da fivela menor e o material da cintura e das pernas nos garantem uma leveza que é primordial na escalada esportiva. E a Atmosphere, mais uma vez, atende esse requisito. É muito leve!
Nos pontos da cadeirinha em que há a ocorrência de maior atrito com mosquetões ou com a própria corda são reforçados, o que aumenta a vida útil da cadeirinha sem desgastar o material. No loop de baixo existe um revestimento similar ao plástico, que protege essa área de maior desgaste nas cadeirinhas e que sempre fica bem judiada quando esse tipo de proteção não é oferecido.
Os racks são rígidos, o que facilita na distribuição e visualização do que esta nele, ao contrário dos racks que não são e forçam todos os equipamentos a se sobreporem uns sobre os outros, dificultando o manuseio.
Em outros detalhes, ela é bem satisfatória. Há um elo atrás para colocar o saco de magnésio que aguenta 25kg; o elástico de trás sai sem precisar retirar a cadeirinha inteira, ótimo para atender os chamados da natureza nas alturas (prefiro não me adentrar aos detalhes!); tem suporte para utilizar mosquetão para pinos de gelo. Além de tudo isso, vem com um estojo muito bom para levar a cadeirinha na mochila sem deixar ela jogada com outros equipamentos.
Só tenho coisas boas para dizer dessa cadeirinha! Já virou um xodó e com certeza vai me acompanhar durante muitas cadenas! A Edelrid era uma marca que eu não conhecia e me surpreendeu bastante pela qualidade dos materiais que usa em seus produtos e pela funcionalidade dos detalhes que os compõem. Afinal, feito por escaladores para escaladores. Isso é fundamental!