SÃO CARLOS, SP
São Carlos é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, na região Centro-Leste, e a uma distância rodoviária de 231 quilômetros da capital paulista. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2021 era de 256 915 habitantes, distribuídos em uma área total de 1 136,907 km².
DÚVIDAS FREQUENTES
Não. Todos os equipamentos que serão utilizados durante o curso serão emprestados sem nenhum custo adicional. O Curso serve justamente pra você aprender quais equipamentos se deve comprar, quais modelos, para quais finalidades de acordo com a técnica que você mais se adaptou (dentre várias ensinadas) durante o curso, evitando assim comprar peças desnecessárias, abaixo do padrão de segurança mínimo adotado por todas as associações de escalada ou que não servem para o tipo de escalada que praticaremos. Um bom exemplo são as cadeirinhas de rapel que não são indicadas para a prática da escalada, mas que por serem baratas acabam sendo a primeira cadeirinha de muitas pessoas que logo em seguida se veem obrigadas a comprar uma cadeirinha de escalada para contar com todo o conforto e segurança que as de rapel não oferecem.
A sapatilha de escalada é o item mais importante para o escalador pois sem ela é muito difícil escalar e é um item muito pessoal e difícil de emprestar. Geralmente as sapatilhas de empréstimo são suficientes para as primeiras escaladas porém com o tempo o escalador vai desejar ter sua própria sapatilha, já que é o único item que interfere diretamente na performance do Atleta escalador.
Não. O nome do curso é Pro para que você se torne “PRO” e tenha confiança para escalar com mais desenvoltura e segurança após a conclusão do curso.
Se você nunca escalou, nunca viu ninguém escalando pessoalmente, só por vídeos, talvez você irá se divertir mais em uma Vivência de Escalada em Rocha, na qual o guia te leva pra escalar, cuida de sua segurança e todos os procedimentos e equipamentos e você não tem grandes preocupações a não ser subir a pedra e desfrutar deste esporte incrível que tem mudado a vida de tanta gente.
Sim! O Curso é orientado para pessoas como você, que escalaram poucas vezes mas querem ter total autonomia para escalar, comprar seus equipamentos (e se prepare, pois isso vai acontecer: Corrigir erros de procedimentos de segurança nas outras pessoas que nunca fizeram curso).
Com certeza. Tendo praticado algumas vezes fica muito mais fácil você focar no aprendizado das técnicas de segurança em vez do esforço de subir a via de escalada (que serão fáceis, porém, novidade pra quem nunca escalou).
Esteja ciente de que faremos trilhas de até meia hora na natureza, com obstáculos, degraus, pedras e até 90m de desnível (subida) caminhando, com a mochila nas costas contendo água, comida, sapatilha, capacete e cadeirinha de escalada. Se você acha que fazer uma trilha de meia hora é um esforço físico extremo talvez você possa começar com uma vivência de escalada em vez do curso. Perceba que não tocamos no assunto do nível físico da escalada, pois as escaladas serão as mais fáceis possíveis na nossa região, o limitante acaba sendo mais a trilha que a escalada.
Depende. Se você ainda lembra muitas coisas e só quer relembrar, de repente pode fazer um final de semana de reciclagem com técnicas de esportiva no sábado e de “parede” ou escalada clássica no domingo. Há muitas técnicas novas e mais seguras que não fazíamos há 10 anos que você vai desejar ter aprendido na época em que você escalava. Há outras técnicas e procedimentos que foram substituídos por outros mais modernos e seguros. Caso queira aproveitar 4 dias para relembrar os procedimentos, conhecer gente nova e ainda escalar sob a supervisão do instrutor, pode vir que vai ser sucesso!
Depende do amigo. Seu amigo fez um curso recente ou ele escalava no exército nos anos 80? De qualquer maneira, há uma premissa que aquele que menos sabe é o que mais acha que sabe. Durante um curso, o instrutor sabe a maneira mais didática de ensinar os procedimentos, pois faz isso com frequência. Ainda assim, caso esteja achando que sabe o suficiente, pode conversar - ou melhor ainda, escalar - com outros escaladores que fizeram curso recentemente para observar se os procedimentos estão alinhados.
Venha. O Básico muitas vezes não é suficiente pra te tirar de uma roubada. O curso é pra você aprender a não entrar nelas. Pode ser que a confiança que lhe falta para guiar venha da certeza de que você conseguirá chegar ao final da escalada pois estará ciente dos riscos envolvidos e dos procedimentos de segurança que deverá fazer para subir e voltar para o chão com segurança.
O Curso é realizado aqui no interior de São Paulo nas falésias ao redor de São Carlos: Fazenda Invernada, Itaqueri e no Cuscuzeiro em Analândia. A melhor opção de hospedagem para 4 dias seguidos é em São Carlos (há vários airbnb´s baratinhos - mas não deixe para agendar na última hora!). Caso sejam finais de semana seguidos, durante o segundo final de semana você poderá se hospedar em Analândia para agilizar (e economizar gasolina e pedágio).
O objetivo do curso é você praticar tanto, na situação real, que não precisará de instrutor na sua próxima escalada depois do curso (desde que ela não aconteça mais de 1 mês depois do curso). De qualquer forma, se você quiser, sua primeira escalada depois do curso pode ser no mesmo pico que a gente estiver, com a segurança de poder tirar dúvidas (e pegar os betas das vias) com a gente. Se mesmo assim ainda quiser um acompanhamento individual específico é só entrar em contato para que possamos combinar o oferecimento desse serviço.
Sim! Mas você terá que arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem durante todo o período do curso (podendo ser na sua casa sem problema algum). Se na sua região tem muita pedra, mas não tem vias, recomendamos que você venha conhecer pessoalmente lugares onde a escalada já é mais difundida e por quê não até mesmo fazer o curso de abertura de vias conosco por aqui para depois impulsionar a escalada e impulsionar a escalada na sua região.