Artigos

Escalada indoor: saiba o que é e como praticar

A Escalada é um esporte que vem ganhando muita visibilidade, principalmente depois de se tornar uma modalidade olímpica e que terá a sua estreia nas olimpíadas de Tóquio. Mas afinal, o que é a escalada indoor e como você pode praticar?

O que é a Escalada Indoor

Ao contrário da Escalada feita na “rocha” (ou seja, em ambientes naturais como montanhas e falésias), a escalada indoor é praticada em locais fechados, como ginásios e academias (conhecidas também como academias de escalada).

As principais características da escalada indoor são a segurança e o ambiente controlado, visto que quando praticada em locais abertos (como a montanha) o esportista está sujeito a encontrar animais peçonhentos, mudanças repentinas no clima, exposição a quedas maiores, fatores imprevisíveis como queda de pedras, etc..                

As academias  de escalada no entanto são planejadas para oferecer aos alunos o mínimo de risco possível, e ainda assim garantir que a atividade seja praticada simulando alguns elementos inerentes ao esporte, como os diferentes níveis de dificuldade para manter o nível do desafio interessante para todos os praticantes sejam eles experientes ou iniciantes.

Para tanto os locais devem possuir em seu staff instrutores capacitados para exercer as atividades com segurança,  equipamentos de segurança certificados e diariamente inspecionados, entre outras práticas da Gestão de Risco.

Quais são as modalidades da Escalada Indoor?

A escalada indoor que acaba de ser transformada em esporte olímpico é dividida em 3 modalidades: Dificuldade (lead), Boulder e Velocidade (speed). 

Dificuldade

O objetivo dos atletas é atingir o ponto mais alto de uma parede de até 25 metros de altura dentro de um período de tempo. As vias (ou seja, a sequência de agarras) são sempre inéditas e montadas por um escalador experiente chamado de “RouteSetter”.

É uma modalidade que requer resistência, força e muita habilidade dos atletas e sua segurança é feita pela corda e um parceiro em solo. Cada agarra alcançada conta pontos e quem chega mais alto pontua mais, sendo o tempo normalmente apenas um critério de desempate.

homem praticando escalada de dificuldade

Velocidade

Nessa modalidade dois atletas competem entre si simultaneamente em duas paredes de escalada de 15m de altura lado a lado com agarras idênticas. Vence quem apertar primeiro o botão eletrônico que para o cronômetro que existe no topo da via.

As paredes possuem uma rota fixa para que os escaladores possam treinar em qualquer parte do mundo para a modalidade e a segurança do escalador é feita por uma corda que é recolhida automaticamente por um  dispositivo de segurança especial. 

Na competição, o atleta possui apenas uma tentativa para escalar. Caso ele caia, ele não recebe sua pontuação.

Fonte: Globoesporte.com

Boulder

É uma modalidade praticada em paredes de até 4 metros de altura, com a segurança feita por colchões no chão.

Os atletas devem escalar várias vias (ou boulders, como são chamadas as vias nesta modalidade) cuja dificuldade está concentrada em poucos movimentos muito duros com agarras com pega bem ruim ou distantes entre si.

O atleta tem 4 minutos para tentar cada boulder e o critério de desempate é o número de tentativas (uma tentativa é contada a partir do momento que o atleta tira o segundo pé do chão, independente de até onde ele chegue) e a “zona”, nome dado a uma agarra intermediária no Boulder que configura que alguma dificuldade já foi superada e o atleta merece um bônus por ter chegado pelo menos até ali.

mulher praticando boulder

Os benefícios da escalada

A escalada, como prática esportiva, possui inúmeros benefícios para a saúde do corpo humano (e da mente). Ela trabalha basicamente todos os músculos do corpo, explorando muito a força, a resistência muscular e a flexibilidade.

Além de treinar a parte física do corpo, a escalada desenvolve o raciocínio lógico e a concentração, visto que o praticante deve resolver “problemas” rapidamente durante suas escaladas, ajudando o praticante a melhorar sua tomada de decisões no dia a dia.

Somado a isso, também existem os efeitos benéficos psicológicos advindos da satisfação pessoal de superar desafios, do fator social que a escalada oferece de agregar pessoas e de tirar o foco dos problemas cotidianos.

Como e onde praticar a escalada indoor

Para o bouldering, os equipamentos necessários para praticar são poucos. Você apenas vai precisar de sapatilhas de escalada, pó de magnésio para secar as mãos e manter a aderência alta com as agarras e, caso você seja iniciante, um instrutor que te guie nessa prática esportiva.

Para as escalada de dificuldade são necessários equipamentos como cadeirinhas, cordas, freios entre outros, visto que envolvem um risco significante comparado ao boulder. Além de, claro, pelo menos um parceiro que faça sua segurança e um instrutor qualificado. 

Para a escalada de dificuldade a padronização da via torna sua montagem bastante complexa e atualmente apenas algumas capitais como Curitiba e São Paulo possuem academias com paredes próximas ao padrão internacional. 

Além das academias de escalada indoor específicas de Boulder ou Dificuldade, é possível também montar uma parede de escalada – normalmente de boulder – na sua própria casa para otimizar os treinos e sua evolução no esporte (ou contornar o fato de que não haja uma academia na sua cidade.

De qualquer maneira, opte sempre pela prática mais segura, com equipamentos certificados e uma equipe de instrutores qualificados.

Escalada é um esporte de alto rendimento, que requer bastante treinamento ao mesmo tempo em que se está preocupado com sua própria segurança (e a dos demais). 

Caso você já tenha se envolvido com escalada indoor mas se sente fascinado pelas paredes de rocha em meio à natureza, que tal ter uma vivência de Escalada em Rocha incrível com instrutor mega qualificado?

Se quiser ir além, que tal fazer um curso de Escalada em Rocha “Pro” pra ficar apto a escalar na rocha sem a necessidade de guias ou instrutores sempre que quiser?

Quer aprender a escalar com segurança e ter vivências incríveis na natureza? Clique aqui e entre em contato para saber como isso é possível.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.