O nosso curso de escalada em rocha foi completamente reformulado, priorizando o real aprendizado dos alunos pela ampliação das atividades práticas. Não nos limitaremos mais ao curto período de um fim de semana. Assim, o Curso Básico de Escalada em Rocha da Quero Escalar foi rebatizado como Curso de Escalada em Rocha “PRO”, pois é assim que o aluno irá sair após quatro dias de curso.

Esse novo formato é fruto de mais de 15 anos ministrando cursos de escalada, com experimentação de novos formatos e contínuo aperfeiçoamento. Nos orgulhamos de escutar atentamente os comentários de alunos formados e assim podemos melhor atender a demanda daqueles que querem iniciar no mundo da escalada ao ar livre.

Desta forma, ofereceremos mais escalada e mais elementos para você fundamentar suas tomadas de decisão na hora de fazer os procedimentos de segurança durante uma escalada. As técnicas estão em constante evolução, e optamos por não ensinar dogmas ou paradigmas fixos. Em vez disso, queremos demonstrar e vivenciar várias situações que você pode encontrar durante suas escaladas, e a partir delas elencar quais fatores devem ser levados em consideração na hora de decidir a técnica mais adequada . E dessa forma natural serão apresentados todos os conteúdos do curso, respeitando o seu ritmo de aprendizagem para que você possa incorporar de fato o conhecimento, escalar e usar o que você acabou de aprender com  segurança.

Assim, optamos por ministrar o curso em 4 dias que podem ser agendados da maneira que for melhor pra você: ao longo de dois finais de semana seguidos, quatro dias seguidos num feriado, quatro domingos seguidos, dois finais de semana alternados. Você e sua dupla escolhem! Lembrando que em dias úteis durante a semana nossa disponibilidade é maior e o tempo de espera praticamente inexistente!

Quem pode fazer este curso? Para quem ele é voltado?

Apesar de abordar muitas técnicas, é justamente o escalador iniciante, com pouca experiência, que irá desfrutar mais do aprendizado. O escalador que já escala em Academia ou Ginásio de Escalada e está querendo começar a migrar do ambiente urbano para a escalada em rocha também precisa muito de orientação sobre comportamento em ambientes naturais, ética e etiqueta na escalada – esportiva e tradicional. E tudo isso é abordado de maneira prática ao longo dos 4 dias deste curso. Tanto técnicas e práticas para escalada esportiva quanto para Escalada de vias longas são abordadas e os alunos saem com bagagem o bastante para serem auto-suficientes em suas escaladas em rocha, independente do tipo que escolherem.

Para o bom funcionamento das atividades, o curso precisa ser realizado em pelo menos duas pessoas (e no máximo 4 pessoas). Se você tiver um parceiro, uma amiga, alguém que está começando a escalar com você o curso já pode ser realizado, então é só escolherem a data que for melhor pra vocês. Caso não tenha ninguém pra vir com você, entre em contato pois tem sempre gente na lista esperando outra pessoa pra fechar turma e em 2020 e 21 isso nunca foi um problema!

Onde o curso é realizado?

Nos dois primeiros dias, o curso acontece nas Falésias no entorno de São Carlos a meia hora de carro da cidade. Nos dois últimos dias o curso acontece no morro do Cuscuzeiro, na cidade de Analândia, a 50km de São Carlos e aproximadamente 200km da capital (São Paulo).

Confira a programação e o conteúdo dos 4 dias:

Todos os locais onde o curso acontece são ambientes naturais longe da civilização (de 15 a 30min de caminhada). Então as recomendações para o dia de escalada são as seguintes:

  • 2L de água (no mínimo)
  • Repelente e protetor solar
  • Comida pra passar o dia no mato (Sanduíche, frutas, bolachas, amendoins, etc.)
  • Roupas leves e confortáveis pra fazer trilha e escalar (a calça comprida é bom pra proteger dos pernilongos especialmente no fim da tarde, mas não é um condicionante).
  • Roupa de frio leve ou capinha de chuva, dependendo da previsão do tempo.
  • Lanterna (de cabeça de preferência) caso voltemos logo após escurecer (Se não tiver, na Quero Escalar tem modelos com excelente custo benefício )
  • Tênis ou bota confortável pra fazer a trilha
  • Uma mochila grande pra poder levar tudo isso dentro e mais equipamento pessoal: Cadeirinha de Escalada, Sapatilha e capacete. A idéia é fazer a trilha com as mãos livres.
    • Evite:
  • Embalagens descartáveis, garrafas de vidro, filme plástico e papel alumínio. Dar preferência para embalagens sustentáveis e reutilizáveis. (isso não somente para a escalada, mas para a vida!)
    • Competição: Quem recolher mais lixo na trilha ou no pico ganha cerveja no fim do dia! 

Devido à alta demanda que tivemos em 2022, não estamos definindo datas. Em vez disso estamos disponibilizando o calendário com as datas disponíveis para que você e sua dupla escolham. Mas não deixe muito pra em cima da hora pra marcar pois chegamos a ter lista de espera de 2 meses. A partir de 16 de janeiro nossa agenda está livre para você escolher as datas que você quiser! Lembrando que também estamos oferecendo o curso de Abertura de Vias prático, na rocha. Se tem muita rocha na sua região e você quiser aprender aí e desenvolver um novo pico de escalada, entre em contato que o curso pode ser feito aí!

O valor deste Curso de Escalada em Rocha “PRO” de 4 dias/32h é R$1650 por pessoa, Você pode parcelar no cartão clicando aqui, ou pagar com desconto de 9% (R$150) no boleto do Nubank, PIX, DOC ou TED.  Se tiver qualquer dúvida é só entrar em contato através do botão do whatsapp que deve estar aparecendo no canto da sua tela ou através do número 16-981435588.

E aí, Kamon?! =D

2 pensamentos sobre “Curso de Escalada em Rocha “Pro”

  1. Janderson Assandre de Assis disse:

    Curso que mudou o rumo da minha vida. Experiência obrigatória pra quem gosta de viver!

  2. Danilo disse:

    Fiz o curso e garanto que vale cada centavo investido. Hoje escalo com autonomia e segurança. Além de aprender as técnicas de escalada fiz bons amigos! Recomendo muito! E muitos equipamentos comprei na Loja QE que tem preços muito justos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.