Croquis

Itaqueri da Serra

Martinha escalando em Itaqueri da Serra

Martinha escalando em Itaqueri da Serra

NOTA: As negociações com o proprietário se encerraram sem sucesso. O acesso a ITAQUERI encontra-se FECHADO. Entre por sua conta e risco.

Itaqueri tornou-se o grande reduto de escaladores da região de São Carlos e Piracicaba nos últimos anos. Sombra o dia todo, curta aproximação e a inexistência de controle de acesso fizeram com que o pico tenha se firmado no interior paulista como um dos melhores e mais frequentados pelos escaladores de todo o estado principalmente São Carlos, Itirapina, Piracicaba e Rio Claro. Devido ao novo proprietário da parte superior por onde se entrava antes ter vetado completamente o acesso, os escaladores passaram a entrar pelo terceiro setor.

Durante a pandemia algumas vias foram revitalizadas, novos setores abertos e muitas vias novas foram abertas. Por isso agora o pico conta com aproximadamente 90 vias, variando de 4° a 10a e uma cachoeira no final da trilha (perto da antiga entrada).

Cuidado com os animais locais. Deixe-os em paz transitar livremente em seu habitat natural e não os moleste, muito menos os mate!

Cuidado com os animais locais. Deixe-os em paz transitar livremente em seu habitat natural e não os moleste!

Durante a pandemia o Genja e o Fabiano abriram um setor inteiro novo ao lado direito (de quem olha para a) cachoeira com 5 vias novas, chamado de setor 0 (zero, pois vem antes do primeiro).

Setor Zero, próximo à cachoeira. Vias 1 e 2 compartilham top. Ideal para dias quentes.

Bia na Philodendron, 7c

Foto da parte mais à esquerda do setor.

Também durante a pandemia foram abertas muitas vias novas democráticas no setor 2,5 e no 3º.

Atualização do setor 2,5 e 3 depois da nova onda de abertura de vias pós pandemia.

Estes dois “desenhos” foram feitos para complementar com as informações de 2022 o Croqui de 2015 do Rafael Rodrigues, do Escalada Int, que possui informações de como chegar, mas ainda não consta o acesso pelo 3º setor, nem o novo setor Zero, mas é uma excelente referência para encontrar as vias e setores.

Genja na Fogo Cruzado (3º setor)

Fabiano na abertura da Luz Cinérea (setor 2,5)

Reiterando que o acesso ao pico não está liberado! Caso queira muito ir vá em grupos pequenos (no máximo 1 carro), seja discreto, cuidado com barulho, gritaria e principalmente cuidado com a sua segurança e dos demais. Por causa das novas vias fáceis aumentou o fluxo de escaladores iniciantes que nunca fizeram curso e tem acontecido muitos incidentes (cadeirinha vestida errada, mosquetão aberto, top rope direto na chapeleta, freio passado errado, etc…). Portanto vá com gente mais experiente e faça um curso de escalada! Sua vida depende disso! Devido à fragilidade do acesso (e do próprio ambiente) sugerimos que não se leve pessoas que não escalam para não lotar demais os setores. Adoramos a popularização da escalada e dos ambientes naturais mas deixe pra fazer  isso num pico em que o acesso esteja liberado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *