

Faz quase dois anos um amigo meu, o Bruno Galles de Maringá criou a “Beta Agarras”, e me mandou umas agarras pra eu testar. A “Beta Agarras” tem como um de seus propósitos fazer agarras funcionais e diferentonas das que existem no mercado com shapes e texturas criativas e inovadoras. Na época que eu recebi as agarras eu tinha acabado de desmontar a parede de escalada que eu tinha na garagem dos meus pais. Passou um ano e eu montei uma parede na minha garagem. Ficou lindo, botei logo elas pra jogo, mas até hoje não havia feito jus às agarras que ele tinha me enviado (na verdade praticamente não tinha feito post nenhum sobre nada). Agora vou tentar corrigir esse erro e falar um pouco dessas que são umas das mais legais e disputadas do meu muro!

Localização das agarras na parede
As agarras tem shapes variados: regletes ruins, regletes bons, abaolado/pinça e agarras médias com pega boa. A primeira coisa que me impressionou foi a solução para um problema que eu odeio: O buraco para o parafuso as vezes precisa de arruela, as vezes é muito fundo e pra cada tipo ou marca de agarra tem que ficar adequando. Com a Beta eu achei divino que a cabeça do parafuso allen já encaixa certinho, não fica muito pra dentro nem muito pra fora e não precisa de arruela nem nada!
Essa agarra ficou ótima pra travessias laterais e pé na mão. Tem excelente pega e é ótima pra fazer aquela “troca de mão” na agarra dedo a dedo, e travar de calcanha pra ir pra esquerda. A textura não machuca e dá pra usar o dedão pinçando. O Parafuso é discreto e encaixa lindamente.
Meu reglete favorito! Reglete perfeito pra minha parede de 20º, uma falange, 3 dedos. Textura incrível nem liso demais nem áspero demais e novamente o parafuso sentado discretamente no buraquinho. Queria ter umas 5 dessas no muro.
Agora essa já é o famoso “regletinho” lazarento. Destruidor de tendões! Talvez um pouco lisa demais, mas o fato é que no módulo ficou boa demais pra pegar de contra, na parede é pequena demais pra regletar, talvez a textura poderia ser sei lá, 10% mais áspera, mas segundo o Bruno, elas já estão vindo mais ásperas mesmo pra compensar. Em pé ela fica uma pincinha boa pra pegar naquele biquinho. Note também o parafuso que discreto que fica no buraquinho.
E essa pode ser uma pinça horrível, um abaolado ridículo ou uma contrinha razoável. Mas o fato é que ela está sempre nos boulders, normalmente ou ela é a agarra do crux ou nos mais fáceis é aquela agarra que não precisaria, mas a galera reclama que podia ter uma coisinha ali só pra ajudar… E aí eu ponho ela só pra poder falar que usou ela hehehe Ou então é aquele pezinho só pra estabilizar pra dominar a ultima agarra: Não é um pé “virtual”, mas tbm não é um pézão bom, é daqueles pés que precisa pensar pra usar, genial! Devido ao ângulo acho que ficaria melhor se usada num módulo ou aresta. Mas não cheguei a usar nessa condição porque onde ela fica tem sempre boulder marcado com ela e não deu pra mudar.
Ahhh, essa é uma das minhas favoritas da parede. Uma agarra média, não trivial, boa pra pinçar, com pega excelente, mas só pra uma falange! E o shape com vários ângulos também é bem legal, até imaginava mais criatividade da minha parte, mas é que ela é tão gostosa que eu sempre pego do mesmo jeito. Ótima para saída de Boulder, pré-Crux ou mid-crux! Ela fica boa de qualquer jeito: De pinça em pé, de lado, na horizontal, invertida pra usar de contra, pra juntar, calcanhar, o que sua criatividade mandar!
Ahh, e esse último regletão delícia eu também adoro, deixei ele virado meio de lado pra usar pinçando com o dedão de mão direita e é incrível. Pra inclinação da minha parede, nossa, junto com a agarra “B” (segunda descrição) são duas das que eu mais gosto! Textura benevolente para com a pele, mas aderente o suficiente, também queria fazer uma sequência com umas 10 dessas e 10 da outra numa parede de 20m pra BOM-BAR o braço gostoso! kkkkk
De maneira geral as agarras são muito boas, eu gosto bastante da ergonomia pois elas não machucam apesar do ângulo em algumas delas (que é o que eu mais gosto na real) e os shapes são bastante criativos. O buraquinho para o parafuso na minha opinião é o que mais chama atenção por ser extremamente funcional e discreto. Todas elas são bastante utilizadas nos problemas, desafios e travessias e a única agarra que eu quase não uso é a agarra C, que é aquele reglete com uma textura xadrez escura um pouco lisa demais pra regletar (Mas que já está vindo um pouco mais aderente nos novos lotes).

As agarras esculpidas artesanalmente são incríveis!
Muito bem pessoal, fica a dica então pra quem quiser as agarras diferentes do lugar comum que tem por aí, agarras menos “mainstream” e mais individualizadas pra dar aquele UP no seu treino, com certeza Beta agarras não pode faltar no seu muro!
Para saber mais sobre as “Beta Agarras” e conhecer todos os praticamente 100 tipos de agarras que eles fazem artesanalmente entre no site: betaagarras.wixsite.com/betaagarras, você pode entrar em contato através do email: betaagarras@gmail.com , no instagram: instagram.com/betaagarras e claro, pelo facebook: facebook.com/betaagarras/
Depois que você tiver testado escreve pra gente contando o que achou!=D

O Loguinho da Beta Agarras
4,949 total views, 1 views today